Mamoplastia denomina uma gama de cirurgias estéticas da mama entre elas: mamoplastia redutora, mastopexia com prótese ou mastopexia simples.
Essas cirurgias geralmente são indicadas quando as mamas perdem consistência, projeção ou apresentam maior elasticidade da pele levando à queda.
A maioria das cirurgias é realizada sob anestesia peridural associada a sedação e podem, ou não, ser associadas a outros tipos de cirurgia plástica.
Para dúvidas entre em contato ou preencha o formulário abaixo para receber nosso ebook com mais informações.
A mamoplastia redutora geralmente é indicada para mulheres que tém transtornos da região dorsal do pescoço e nos ombros por excesso de peso das mamas, ombro com sulcos, reações inflamatórios ou infecção fungica na região inferior da mama, dificuldades de mobilização e exercício ou apenas pela incapacidade de encontrar roupas que tragam satisfação.
A suspenção da mama ou mastopexia é indicada para mulheres que apresente ptose ou queda das mamas. Podem ser associadas a ausência de volume mamário associados a envelhecimento, gravidez ou perda de peso excessiva.
Tanto a mamoplastia redutora quanto a mastopexia geralmente são realizadas de forma semelhante. Na maioria das vezes levam a cicatrizes em formato de ''T'' invertido que percorrem a circunferência da areola, uma cicatriz vertical na mama e uma cicatriz horizontal no sulco da mama. As pacientes devem estar conscientes dessa cicatriz e aceitaram a troca da cicatriz por uma ascenção da mama. Por esses e outros motivos essas cirurgias são as que cursam com maior índice de reoperação por insatisfação da paciente.
O procedimento cirúrgico é realizado em ambiente hospitalar sob anestesia peridural com sedação ou anestesia geral, depende do tamanho da mama e das condições clínicas da paciente. A paciente geralmente recebe alta no dia posterior da cirurgia. No pós operatório a paciente permanece com o uso de soutien cirurgico pela perído de 1 a 2 meses. Mantém o uso da meia compressiva pelo periodo de 21 dias. Deve manter cuidado com alimentação e hidratação na primeira semana de cirurgia.
Geralmente fica afastada de suas atividades de trabalho por aproximadamente 7-15 dias.
Inicialmente apresentará edema discreto da mama. Podem intercorrer com seroma (excesso de líquido linfático em mamas). Complicam, em um número não despresível de vezes, com abertura da cicatriz em regiões específicas de maior tensão da ferida operatória. Contudo, geralmente evoluem de forma satisfatória após cicatrização.