Lipoaspiração, lipoescultura ou lipo. Procedimento realizado com o auxílio de cânulas de pequeno diâmetro conectadas a uma fonte de vácuo.
O excesso de gordura é retirado de determinadas regiões com o objetivo de reduzir volumes e melhorar o contorno corporal.
Essa cirurgia é realizada com auxilio de aspirador á vácuo ou mesmo com uso de seringas para aspiração.
Existem modalidades com auxilio de instrumentos vibratório, laser e ultrassom todas essas destinadas a potencializar a retirada de gordura e tornar a cirurgia mais cômoda ao cirurgião não acarretando, portanto, em melhores resultados.
A lipoaspiração é indicada para pacientes que apresentem discreto excesso de gordura em áreas específicas do corpo. Associado a isso, os pacientes devem apresentar boa elasticidade da pele para evitar o excesso e ''queda'' da pele após o procedimento. Não se presta a pacientes com IMC acima de 35 não servindo, portanto, como modalidade de redução de peso corporal mas como uma forma de melhorar o contorno corporal.
As modalidades mais realizadas são:
1) Lipoaspiração pelo auxílio de succão à vácuo que se caracteriza pela infiltração de solução com soro fisiológico e adrenalina para, posteriormente, realização da aspiração da gordura com o uso de uma cânula específicas de pequeno diâmetro.
2) Virbrolipo que consiste em lipoaspiração com um aparelho vibratório oscilando em uma frequência adequada para liberar o tecido gorduroso de forma mais fácil e com menos esforço ao cirurgião
3) Lipoaspiração associada por ondas de ultrassom. Essas ondas ultrassonográficas quebram a gordura transformando deixando-a mais liquida e mais fácil de ser retirada. Associada a algumas complicações como queimadura de pele e acúumulo de líquido quando realizada de forma inadequada e por não especialistas.
Todas as modalidades de lipoaspiração são seguras e têm sua indicação e necessidade específica.
Cirurgia realizada com internamento hospitalar, em ambiente adequado, com suporte de UTI. Geralmente utiliza-se anestesia peridural associado a sedação muitas vezes podendo ser realizada também com anestesia geral (dependendo do volume aspirado e de cada paciente).
Pode-se realizar lipoaspiração em diversas regiões do corpo como submento, abdome, flancos. costas, coxas, região entre os joelhos e região da perna.
Paciente geralmente recebe alta no dia posterior para cuidados em domicílio.
No pós operatório a paciente permanece com o uso de modelador pós cirurgico pela perído de 1 a 2 meses. Associado, também, ao uso de almofadas modeladoras (PAD). Mantém o uso da meia compressiva pelo periodo de 21 dias. Deve manter cuidado com alimentação e hidratação na primeira semana de cirurgia.
Geralmente fica afastada de suas atividades de trabalho por aproximadamente 7-10 dias.
Inicialmente apresentará edema discreto nas regiões lipoaspiradas mas que melhoram com o auxílio de medicações e com suporte de fisioterapia adequado.